O que é ficção cristã e romance cristão?
Ficção cristã
Oi, oi! Do que se trata a ficção cristã é uma dúvida comum entre o público em geral e também entre os leitores, por isso decidi escrever esse artigo.
Já recebi muitas perguntas sobre o assunto quando usava frequentemente esse termo ao postar nas redes sociais e durantes as lives que faço. Até mesmo já discutiram comigo, querendo dizer que era o fim dos tempos alguém escrever "ficção cristã".
Confesso que até hoje não sei o que aconteceu aquele dia. Mas de uma coisa você pode ter certeza: Ficção cristã não é dizer que a Bíblia é uma história inventada.
Muito pelo contrário, é escrever ficção, ou seja, uma história fictícia/inventada, mas com valores e/ou ideias baseadas na Bíblia.
E atualmente tem crescido muito os autores desse gênero, embora ele seja muito antigo, como por exemplo, Crônicas de Nárnia, onde C.S. Lewis criou um universo usando fábulas, mas com valores vistos na Bíblia, até mesmo de comparação com Aslam e Jesus.
Se você não tinha percebido isso quando leu ou assistiu aos filmes, assista novamente com esse olhar. Além desses, existem muitos outros livros nessa temática, mas não cabe a mim entrar em detalhes agora. O que você precisava saber era do que se tratava a ficção cristã.
Romance cristão
Agora chegamos ao outro termo também interessante. O que é o romance cristão?
Talvez lendo "romance cristão" sem pensar muito, podemos pensar se tratar de um "programa de TV" onde unimos casais que tem fé em Jesus Cristo. Sei que é engraçado, maaaas não é sobre isso.
Esse gênero engloba principalmente histórias fictícias onde um casal acaba se formando no decorrer da trama. E isso é visto várias vezes até na própria Bíblia.
Portanto, falar que romance cristão é anti-bíblico é totalmente equivocado. O que é errado mesmo é tantas pessoas cristãs, que sabem que nem todos os livros são bons, lendo coisas que não convém apenas porque gostam de livros de romance.
É possível escrever esse gênero sem colocar conteúdo problemático dentro. Além disso, com valores realmente importantes para quem segue a Jesus.
Em um romance cristão, o leitor certamente e vai terminar a obra com a fé fortalecida, e não o contrário.
Tem alguma dúvida sobre esses gêneros literários? Envie um e-mail ou mensagem nas minhas redes sociais.